quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Espirros, ranhos, tosse e gosma... (ugh...!)

Bem recostada no meu sofá, coberta por uma mantinha e com uma caixa de kleenexes ao lado (a-a-a-a-tchuuuuuu).... nariz vermelho, voz fanhosa...! Estou constipada, já perceberam...!



Lembrei-me de vos falar sobre este tão interessante tema da nossa vida invernal!
Antes de criar o nosso maravilhoso grupo* não tinha bem a noção da quantidade de pessoas que se auto-medica.

Com o grupo, comecei a ficar espantada com a quantidade de gente que com facilidade pergunta "eh pá, o que é hei-de tomar, dói-me aqui ou dói-me ali" e o pessoal prontifica-se logo a responder: "bem, olha que eu há uns tempos tomei uns comprimidos fantásticos, que além me tirar as dores, até me puseram a ver melhor e tudo" e logo mais abaixo"ah, eu tomo x e y mas às vezes também desenrasco com z ou w... mas a minha prima toma k e v e também jura que resulta imenso"... 

Pois... será que devemos mesmo tomar uma data de pastilhas e cápsulas assim que temos os primeiros sintomas de gripe?

Eu, que adoro investigar sobre ervas, tratamentos naturais, alimentos funcionais, etc., há uns tempos li um livro super interessante (que continua ali na minha mesa de cabeceira mas agora para consulta) e decidi que devia partilhar alguns dos conhecimentos apreendidos sobre este tipo de maleita que tipicamente nos afecta mais nesta altura do ano. 

Deixo-vos algumas ideias resumidas do capítulo "Constipação e gripe - Tudo o que precisamos saber". Faço-o porque apoio a sua abordagem, que considero ser a mais saudável. Mas não interpretem o texto de forma demasiado radical... não quero com isto dizer que se tiver uma dor de cabeça insuportável durante muitas horas e dores do corpo que não me deixem descansar não tome um analgésico. Mas também não vou procurar medicamentos para tomar aos primeiros sintomas de constipação...
O livro comenta mais aprofundadamente (neste capítulo) a eficácia dos medicamentos de venda livre para constipações versus os seus efeitos secundários. Não vou colocar aqui para não estender demasiado o texto mas aconselho a leitura a quem tiver interesse. Também aborda de forma mais pormenorizada a nutrição como forma de prevenção.
"As constipações, a gripe e mais de 95% de todas as doenças graves são provocadas por vírus. Um dos maiores problemas das gripes e das constipações não é a doença propriamente dita mas as mil e uma maneiras que arranjamos para as tratar. Neste momento já toda a gente deveria ter consciência que os antibióticos não matam os vírus e não auxiliam na
recuperação de doenças virais. As constipações são provocadas por um exército de invasores virais. Os antibióticos são medicamentos potencialmente perigosos que deveriam ser usados apenas no caso de infecções bacterianas graves (e o seu uso bem fundamentado) - infecções que podem colocar a vida do doente em risco, caso não seja tratado. Nós temos sistemas imunitários saudáveis que, apoiados por uma boa nutrição, conseguem eliminar as infecções moderadas, sem medicamentos.

As bactérias que promovem a saúde chamam-se "probióticas" e são os habitantes naturais do trato gastrointestinal. Por incrível que pareça, as células bacterianas dos intestinos constituem 95% do número total de células do corpo humano. Estes habitantes dos nossos intestinos desempenham um papel fundamental na saúde do nosso sistema imunitário.
Se fizermos uma alimentação saudável, rica em micronutrientes e vegetais, estamos a estimular o crescimento desta espécie de bactérias boas.

Remédios usuais para constipações e gripes:

As pessoas que sofrem de constipação, bronquite, sinusite ou faringite, recorrem a produtos farmacêuticos de venda livre ou a remédios alternativos para aliviar os sintomas. A maior parte das opções que proporciona um alívio dos sintomas apresenta alguns riscos e agentes tóxicos, que fazem com que os seus efeitos não valham a pena. Os sintomas que temos quando estamos doentes são a resposta natural de cura e protecção do organismo. Na maioria das vezes, ao suprimi-los estamos a contribuir para o prolongamento da doença. Então como podemos aliviar estes sintomas? Podemos dar ao organismo os ingredientes necessários para o fazer. Isto significa descansar bem, comer bem e deixar que o organismo ponha em acção o seu funcionamento imunológico, sem interferências."


O que pode melhorar, aliviar os sintomas:

-Comer coisas leves e evitar produtos de origem animal que levam mais tempo a digerir (alimentação saudável, rica em legumes e frutas, sem produtos refinados e açucares - aqui reside a chave para tratamento e prevenção)
-Remédios homeopáticos (apesar do autor afirmar que o seu efeito não é demasiado significativo sobre a duração dos sintomas)
-Alimentação rica em vitamina C (de preferência sempre, ao longo do ano)
-Equinácia (a sua eficácia é discutível, alguns estudos apontam benefícios; deve ser tomada com moderação durante a amamentação)
- Alho (estimulante do sistema imunitário, recomenda-se o uso regular durante todo o ano e durante constipações)
- Resveratrol (suplemento com propriedades antivirais, compatível com a amamentação)
-Zinco (eficaz no funcionamento imunológico e na duração dos sintomas de constipações, deve ser tomada com moderação na amamentação, máx 15 mg/dia; em alternativa pode aumentar o consumo de alimentos ricos em zinco - de preferência manter ao longo de todo o ano)
- Vitamina D (estudos indicam que aumenta a resposta imunitária e pode diminuir a incidência de infecções respiratórias; é importante manter os seus níveis durante todo o ano; suplementos compatíveis com a amamentação, pode aumentar os seus níveis fazendo exposição solar durante 10 a 15 min/dia)
-Extracto de bagas de sabugueiro (ou em alternativa - menos eficaz - o consumo de bagas de cor vermelha, roxa, preta ou azul)
"Uma alimentação melhor é o mais eficaz dos remédios. Quase todas as famílias têm os seus remédios. Desde a canja de galinha a colocar dentes de alho à volta do pescoço ou a vestir gorros, não faltam ideias para reforçar o sistema imunitário, que se aprenderam com os pais ou avós. Infelizmente, a canja, os vapores, o chá quente com mel e os untos no peito não apresentam comprovação científica quanto à sua eficácia."

In " Super Imunidade" de Dr Joel Fuhrman

*Grupo de apoio ao aleitamento materno no Facebook. Para requerer adesão, além do pedido, deve enviar mensagem privada a uma administradora.

Sem comentários:

Enviar um comentário